Objetivos

JARDIM II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Reconhecer e saber escrever o próprio nome;
Saber falar o nome e o sobrenome;
Reconhecer letras do alfabeto e a sequencia;
Reconhecer as cores primárias e algumas secundárias;
Saber a sequencia numérica e quantificar de 0 a 10;
Resolver situações problemas de adição e subtração com material concreto;
Uso das palavras mágicas (Obrigado, com licença, Por favor, etc.);
Reconhecer os dias da semana;
Noções de tempo: ontem, hoje, amanhã, dia e noite;
Uso do recurso gráfico;
Saber cantar músicas infantis;
Saber recontar uma história (com sequencia lógica) oralmente;
Saber a data de nascimento (dia, mês);
Saber o nome de seus familiares (oralmente);
Reconhecer, saber os nomes das formas geométricas;
Realizar trabalho com contagem de sílabas de uma palavra oralmente (uso de palmas para cada sílaba);
Trabalhar com sílabas simples;
Ter contato com textos: parlendas, convites, bilhetes, contos, receias, biografia (a do próprio aluno (a), texto de jornal;
Ter consciência sobre o cuidado e preservação com o meio ambiente;
Reconhecer e cantar o Hino Nacional;
Terminar o ano letivo toda a turma na hipótese Silábico com Valor;
Responsabilidade com os seus materiais, suas tarefas de classe e de casa;
Saber hábitos básicos de higiene; (dar descarga, lavar as mãos após sair do banheiro e escovar os dentes após a refeição);
Estimular as atividades de coordenação motora e lateralidade.

1º Ano – Ensino Fundamental de 09 anos

Reconhecer e saber escrever o próprio nome;
Saber falar o nome e sobrenome;
Escrita de palavras simples e frases simples;
Reconhecer letras do alfabeto e saber a seqüência das mesmas;
Reconhecer as cores primárias e secundárias;
Saber a seqüência numérica e quantificar de 0 a 50;
Resolver situações problemas de adição, subtração e divisão com material contreto;
Uso das palavras mágicas (Obrigado, Por favor,Com licença, etc);
Reconhecer os dias da semana;
Noções de tempo: ontem, hoje, amanhã, dia e noite;
Uso do recurso gráfico;
Saber cantar músicas infantis;
Saber recontar uma história (com seqüência lógica) oralmente;
Saber a data de nascimento;
Saber os nomes de seus familiares (oralmente);
Reconhecer saber os nomes das formas geométricas;
Ter contato com a noção de fração;
Realizar trabalho com a contagem de quantas sílabas tem uma palavra oralmente (uso de palmas para cada sílaba);
Ter contato com textos: parlendas, convites, bilhetes, contos, receita, biografia (a do próprio aluno (a), textos de jornal);
Ter consciência sobre o cuidado e preservação com o meio ambiente;
Cantar e reconhecer o Hino Nacional;
Terminar o ano letivo toda a turma no nível silábico alfabético;
Elaborar frases simples;
Saber hábitos de higiene ex. lavar as mãos após sair do banheiro, escovar os dentes, etc;
Responsabilidade com seus materiais e tarefas de classe e de casa.

2º Ano – Ensino fundamental de 09 anos

Escrita do nome e sobrenome e data de nascimento;
Saber os nomes das pessoas de sua família e o endereço de sua casa;
Saber recontar uma história oralmente ressaltando detalhes da mesma;
Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção formulando perguntas sobre o tema tratado;
Identificar vários tipos de texto e fazer uso deles;
Ter noções de ortografia (sílabas simples e complexas) através de textos;
Produzir textos de autoria com coerência e fazer uso da pontuação (bilhetes cartas, instrumentais);
Ter noções de gramática (gênero: masculino e feminino, adjetivos, substantivos, artigos, separação de silabas, plura, frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas) através de textos, classificação quando à sílaba tônica (oxítona, paroxítona e proparoxítona), uso da pontuação;
Localizar-se no tempo e no espaço;
Ler por si mesmo textos conhecidos, tais como parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-linguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
Escrever alfabéticamente textos que conhece de memória (parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-linguas, etc).
Saber a sequencia numérica de 0 a 200;
Realizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão simples;
Interpretar problemas simples;
Ter noção e unidade, dezena e centena;
Ter noções sobre: dúzia, dobro, triplo, sistema monetário (notas do real), formas geométricas, sólidos geométricos, símbolo maior e menor;
Identificar informações em gráficos (barras, colunas, pizza);
Ter noções de adição, subtração com reserva;
Realizar atividades com frações simples;
Ter noções sobre valor relativo e valor absoluto;
Saber fazer uso do calendário;
Saber resolver situações, problemas (trabalhar com problemas contextualizando os conteúdos a serem atingidos);
Ter consciência sobre o cuidado e preservação com o omeio ambiente;
Saber o nome da cidade, Estado e país em que mora;
Cantar o Hino nacional;
Saber hábito de higiene, ex: Lavar as mãos após ir ao banheiro, escovar os dentes, etc;
Responsabilidade com suas tarefas de classe e de lição de casa.


3º Ano – Ensino Fundamental de 09 anos

Escrita do nome e sobrenome completo e data de nascimento;
Saber os nomes das pessoas de sua família e endereço de sua cãs;
Saber recontar uma história oralmente ressaltando detalhes da mesma;
Identificar vários tipos de texto e fazer uso deles;
Ter noções de ortografia (sílabas simples e complexas) através de textos;
Ter noções de gramática (gênero masculino e feminino, adjetivos, substantivos, artigos, separação de sílabas, plural, quatro tipos de frases, sílabas tônicas, uso correto da pontuação, verbo) através de textos;
Produzir textos de autoria com coerência e fazer uso da pontuação (bilhetes, cartas instrucionais);
Ler por si mesmo textos conhecidos, tais como parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-linguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos;
Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-línguas, etc);
Saber a sequencia numérica de zero ao infinito;
Ter noção de unidade, dezena e centena, milhar;
Ter noções sobre: dúzia, dobro, triplo, quádruplo, sistema monetário (notas do real). Formas geométicas, sólidos geométricos (arestas e vértices), símbolo maior e menor;
Identificar informações em gráficos (barras, colunas, pizza);
Saber usar a tabela com as tabuadas do dois aos dez;
Realizar as quatro operações matemáticas com e sem reserva, divisão com um e/ou dois algarismos;
Sistema de medidas e pesos;
Realizar atividades com frações: adição e subtração (MMC);
Ter noções sobre valor relativo e valor absoluto;
Saber fazer uso do calendário;
Saber resolver situações problemas (trabalhar com problemas contextualizando os conteúdos a serem atingidos);
Ter consciência sobre o cuidado e preservação com o meio ambiente;
Saber o nome da cidade, Estado, PIS e do continente em que mora;
Reconhecer e cantar o Hino Nacional;
Saber hábito de higiene, ex: lavar as mão após ir ao banheiro, escovar os dentes, etc;
Responsabilidade com seus materiais, suas tarefas de classe e de casa.


4º Ano – Ensino fundamental de 9 anos

Escrita do nome e sobrenome completo e data de nascimento;
Saber os nomes das pessoas de sua família e endereço de sua casa;
Saber recontar uma história oralmente ressaltando detalhes da mesma;
Identificar vários tipos de texto e fazer uso deles;
Ter noções de gramática (gênero masculino e feminino, adjetivos, substantivos, artigos, separação de sílabas, plural, quatro tipos de frases, sílabs tônicas, uso correto da pontuação, verbo) atyrvés de textos;
Apreciar textos literários;
Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, explicar e comprender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
Reescrever e/ou produzir textos de autoria com coerência e fazer uso da pontuação (bilhetes, cartas instrucionais), utilizando procedimentos de escritor, fazer rascunhos e reler o que está escrevendo para melhorar aspectos importantes da escrita;
Ler por si mesmo textos conhecidos, tais como parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos;
Compreender o funcionametno alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos e revisar textos (próprios e coletivos) coletivamente, com a ajdua do professor ou com parceria com colegas;
Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (parlendas, advinhas, poemas, canções, trava-línguas, etc);
Ter condições de localizar e selecionar nos textos informações que sejam relevantes, utilizando procedimentos de estudo como: copiar a informação que interessa, grifar, fazer anotações, etc;
Saber sequencia numérica de zero ao infinito;
Ter noção de unidade, dezena, centena e milhar;
Ter noções dúzia, dobro, triplo quádruplo, sistema monetário (notas do real), formas geométricas, sólidos geométricos (arestas e vértices), símbolo maior e menor;
Identificar informações em gráficos (barras, colunas, pizza);
Saber usar a tabela com as tabuadas de dois aos dez;
Realizar as quatro operações matemáticas com e sem reserva, divisão com dois algarismos;
Sistema de medidas e pesos;
Realizar atividades com frações: adição e subtração (MMC);
Ter noções sobre valor relativo e valor absoluto;
Saber fazer uso do calendário;
Saber resolver situações problemas (trabalhar com problemas contextualizando os conteúdos a serem atingidos);
Ter conciencia sobre o cuidado e preservação com o meio ambiente;
Saber o nome da cidade, Estado e país e do continente em que mora;
Reconhecer e cantar o Hino Nacional;
Saber hábito de higiene, ex: lavar as mãos após ir ao banheiro, escovar os dentes, etc;
Responsabilidade com seus materiais, suas tarefas de classe e de casa.


5º Ano – Ensino Fundamental de 9 anos

Os quatro temas da matriz de Matemática a serem trabalhados foram Baseados no material da Prova Brasil – Matemática:

I.  Espaço e Grandeza:
01.         Identificar a localização/movimento de objetos em mapas e outras representações gráfica;
02.         Identificar propriedades comuns e diferenças entre as figuras tridimensionais e as planificações (Figuras geométricas planas e sólidos geométricos);
03.         Identificar propriedades comuns e diferenças entre as figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos;
04.         Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
05.         Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
II.  Grandezas e Medidas
06.         Estimar a medida de grandeza utilizando unidades de medidas convencionais ou não;
07.         Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida da padronizadas como km, m, cm, mm, kg, g, mg, l, ml;
08.         Estabelecer relação entre unidade de medida de tempo;
09.         Estabelecer relação entre horário de início e termino e/ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento;
10.         Num problema estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores;
11.         Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas;
12.         Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas desenhadas em malha quadriculada.
III.  Números e Operações álgebra e Funções
13.          Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupametno e trocas na base 10 e princípio do valor posicional;
14.         Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
15.         Reconhecer a composição e decomposição de nºs naturais nas suas diversas ordens;
16.         Reconhecer a composição e decomposição de nºs naturais em sua forma polinomial;
17.         Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais;
18.         Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais;
19.         Resolver problemas com nºs naturais envolvendo diferentes significados da adição ou subtração, juntar alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação de mais de uma transformação 9positiva ou negativa);
20.         Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéias de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória;
21.         Identificar diferentes representações de um mesmo numero racional;
22.         Identificar a a localizção de nºs racionais representados na forma decimal na reta numérica;
23.         Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sitema monetário brasileiro;
24.         Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
25.         Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração;
IV. Tratamento da Informação
26.         Ler informações e dados apresentados em tabelas;
27.         Ler informações e dados apresentados em gráficos (partitularmente em gráficos colunas).

Matriz de referência de Língua Portuguesa Saeb / Prova Brasil:

I. Procedimentos para Leitura:
Localizar informações explicativas em um texto;
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
Inferir uma informação implícita em um texto; identificar o tema do texto;
Distinguir um fato da opinião relativa a este fato.

II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou Enunciado na Compreensão do texto:
Interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, fotos, etc).
Identificar a finalidade do texto de diferentes gêneros.

III. Relação entre texto:
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV. Coerências e Coesão no Processamento do texto:
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para a continuidade de um texto;
Identificar o confilto gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa;
Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto;
Estabelecer relações l´gicos-discutivas presentes no texto, marcadas por conunções advérbios, etc.

V. Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido:
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados;
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

VI. Variação lingüística: Identificar as marcas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

O aluno deverá participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
Reescrever e/ou produzir textos de autoria com coerência e fazer uso da pontuação (bilhetes, cartas, instrucionais), utilizando procedimentos de escritor, fazer rascunhos e reler o que está escrevendo para melhorar aspectos importantes da escrita.
Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos e revisar textos (próprios e coletivos) coletivamente, com a ajuda do professor ou com parceria com colegas.